sexta-feira, 26 de julho de 2019

Afinal, o que é KAPAP?


Afinal, o que é KAPAP?


Quando falam sobre KAPAP, normalmente as pessoas respondem com afirmações prontas, do tipo:

"A arte das forças especiais de Israel";

"Sistema Israelense de Defesa Pessoal";

"Sistema de combate com base em conceitos";

Porém, vamos nos perguntarmos a fundo, o que realmente é o KAPAP? O que caracteriza esse "sistema"? Vamos analisar as origens:


Durante o processo de imigração judaica e com a popularidade do movimento sionista foi permitido a criação de uma unidade de polícia local denominada Notrim (guardas), para defender isoladas colônias agrícolas contra saqueadores, para ajudar nos motins e para intervir nos problemas raciais que estavam em crescimento constante na zona urbana.
Mesmo sendo bem-sucedido no seu papel de proteger o povo em algumas situações acima citadas, o Notrim não obteve pleno sucesso no tratamento de conflitos civis.
Yitzhak Sadeh, atualmente considerado o pai das Forças Especiais israelenses, oficial da Haganá identificou diversas deficiências no Nortrim e decidiu formar uma unidade do exército chamado de Nodedot (errantes).
Com a Segunda Guerra Mundial, relutantes no início, os britânicos necessitaram novamente dos combatentes judeus e a partir de então formou-se oficialmente a primeira Unidade Israelense de Forças Especiais, denominada Pal’mach.



Os números originais de pessoal para o treinamento Pal’mach sancionadas sob supervisão britânica só foi para de mil combatentes, mas o Haganah extrapolou seus limites e treinou cerca de três mil homens, em preparação para um futuro exército judeu para ser usado depois da guerra.
O treinamento que os comandos Pal’mach receberam foi chamado Kapap (hebraico acrônimo para Krav Panim l’Panim, face-a-face de combate).
O sistema KAPAP foi desenvolvido nos anos mil novecentos e trinta, nos campos Judeus de “Aliyah” (ma-ha-not Olim) como treino de preparação antes de ir para a Palestina. Iniciou como um sistema de luta que teve a contribuição de diversos praticantes.
Como já citado a milícia “Palmach” adotou o KAPAP como parte integrante de seu programa de treinamento para recrutas, este treinamento incluía diversas técnicas incluindo judô, facas, armas brancas, boxe entre outros. Mas o seu principal objetivo era melhorar a capacidade física dos recrutas, elevando a “força de espírito”, desenvolvendo habilidades defensivas e ofensivas, quando necessário.



            Kapap não era um sistema, mas uma mistura de condicionamento físico rigoroso, armas de fogo, treinamentos com explosivos, comunicações de rádio, treinamento de sobrevivência, cursos de línguas estrangeiras (dos inimigos).
Na parte que diz respeito ao treinamento de mãos vazias o Kapap possuía uma combinação de sistemas de combate ocidentais, como boxe (Regras Anel Londres Prize), luta greco-romana e faca padrão britânico e treinamento militar (bastão). 



O termo KAPAP foi colocado em desuso oficialmente pelas forças militares a partir dos anos quarenta, até os anos dois mil, onde o termo se limitava a descrever o uso histórico pelos movimentos judaicos Palmach e Haganah.
No final do ano dois mil, o KAPAP passa por processos de atualização e modernização por mestres israelenses como Avi Nardia, Chaim Peer, Moshe Galisko, dentre outros, que com suas organizações, passam a difundir uma visão mais atual da arte por todo o mundo.

O Kapap é estabelecido como um sistema aberto em constante melhoria, onde cada instrutor/aluno, baseando-se nos conceitos, monta sua própria coletânea de movimentações e técnicas.

O KAPAP moderno evoluiu muito de seu surgimento histórico e promove muitos de seus conceitos de uma forma que homens e mulheres podem se defender contra as ameaças modernas. Alguns dos ensinamentos vêm do exército, da polícia e das unidades de combate ao terrorismo, mas principalmente estão enraizados nas artes marciais tradicionais.



Emprestando pesadamente as disciplinas de artes marciais como Jiu jitsu, Kendo, Boxe Tailandês, Karatê, o KAPAP evoluiu para incorporar qualquer método de defesa pessoal que possa funcionar em situações reais, oferecendo proteção efetiva para todas as idades, formas e tamanhos. Isto é conseguido usando economia corporal baseada em princípios que são fáceis de aprender e dominar.

Na escola KRAVOT, ensinamos e difundimos o KAPAP moderno, de forma profissional, organizada e séria. Convidamos a quem tiver interesse, conhecer uma de nossas unidades e saber um pouco mais sobre essa fantástica arte.



Encontre uma escola de KAPAP em nosso site oficial:
www.kravot.com.br


Referências
http://www.kapapfederation.com/kapap-history.html
http://kapapbrasil.com.br/2018/historia/
http://www.kapapisrael.com/PAGE2.asp
http://www.siacoursesmanchester.com/Kapap-Krav-Maga-Instructor-&-Intensive.html
http://kapapeuropa.blogspot.com/2013/03/ika-quem-somos-nos.html
http://www.ikauk.org/
http://www.kapapisrael.com/PAGE5.asp
https://vikingkapap.co.uk/about-the-viking-kapap-self-defence-group
https://www.israelmartialarts.com/about/steering-committee/david-arama/
http://www.fight-club-mk.de/unsere_verbindung_nach_israel/
https://avinardia.com/our-story

Nenhum comentário:

Postar um comentário